segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Descrição da Ação e Análise da Aula

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA AULA:
 Pau -brasil: os europeus exploram os indígenas

Ao planejar essa aula, pensei exatamente nos meus alunos, uma vez que leciono em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental. Sabendo que meus alunos já possuíam noções sobre os povos indígenas e suas organizações sociais, solicitei que eles levassem para esta aula, imagens sobre as mais variadas formas de trabalhos que eles encontrassem e avisei que serviria para próxima aula.  Tinha como objetivos fazer com que meus alunos ao final da aula pudessem : -Relacionar o processo de organização do trabalho no Brasil Colônia à utilização de mão-de-obra escrava indígena e africana;
-Desenvolver habilidades de observação, leitura e análise de imagens e
-Refletir sobre o trabalho escravo no Brasil, fazendo relação com o trabalho escravo contemporâneo.
Iniciamos nossa aula com uma conversa sobre as diversas formas de trabalho que eles conheciam e que foram encontradas por eles, cuidei para que ao chegar, eles já pudessem ver a sala em forma de círculo para que fossem despertadas suas curiosidades. Levamos aproximadamente meia hora para eles falarem tudo o que sabiam sobre as formas de trabalho e para observarem as imagens que eu, enquanto professora também tinha levado. Acredito que o fato de solicitar que os mesmos levassem para sala imagens sobre as formas de trabalho, ajudou-os a elaborarem mais as suas falas e contribuírem de forma mais rica em nossa conversa inicial.
Os alunos foram se colocando e questionando sobre as imagens que eles estavam observando, os aluno se colocavam a respeito da imagens perguntando e afirmando que algumas formas de trabalhos que estavam ali presentes faziam parte do passado, como por exemplo imagens que levei de índios sendo escravizados e de próprios escravos africanos, além de trabalhos atuais como os de atendentes de telemarketing.
Fomos observando as imagens e através das minhas intervenções sobre as forma de trabalhos, eles foram analisando de maneira mais crítica e se colocando, até dizerem que no futuro querem trabalhar em algumas atividades que foram observadas nas imagens, como por exemplo, a de um mecânico. Em seguida solicitei que eles colocassem as imagens no chão e em grupos tentassem colocá-las em ordem de acordo com o tempo, pedir para que misturassem imagens trazidas por eles e imagens levadas por mim. Ao final fomos observando os trabalhos de ordenação feitos por todos os grupos e eles próprios foram percebendo que tinha imagens que estavam colocadas de maneira errada, pois, faziam parte de tempos anteriores. Essa auto-correção, levou os alunos a trabalharem o tempo de maneira cronológica e  a observarem as mudanças ocorridas ao longo do tempo, no que diz respeito as formas de trabalhos.
Neste momento, distribuir para meus alunos o texto trazido para ser trabalhado nesta aula, "Pau-brasil: os europeus exploram os indígenas",  fizemos a leitura coletiva e ao final escrevi no quadro as palavras que eles não conheciam, para que eles tivessem uma melhor compreensão da leitura que fizemos. Neste momento eles começaram a ficar dispersos e fui pedindo para que eles falassem o que tinham entendido do texto, eles foram se colocando e dizendo que antes os portugueses exploravam os indígenas e os africanos porque eles não sabiam de nada,  neste momento questionei se isso ainda hoje não acontece, para que eles refletissem sobre as relações de poder existentes ainda hoje em nossa sociedade.
Começamos mais uma vez analisar imagens, sendo que desta vez, foi feita as análises do mapa do Brasil do século XVI,  e de um quadro de madeira esculpido em 1530, de indígenas entregando pau-brasil aos portugueses. Neste momento, as colocações foram iguais as feitas em momentos anteriores, quando falaram da forma de trabalho e do trabalho escravo. Feito a apreciação de imagens e a leitura e compreensão do texto, dividi a turma em grupos e solicitei um debate, para que eles pudessem se colocar sobre as diferentes formas de trabalho e as relações de poder existentes.
Percebi que o grupo fazia colocações bem coerentes com o que eu tinha proposto nos meus objetivos, a todo tempo, eles faziam relação das imagens com o trabalho indígena, mas o trabalho africano (escravo),era citado por eles a todo tempo. Acredito que seja porque recentemente trabalhamos em uma aula de história “Os escravo no Brasil”,  e isso facilitou na compreensão dos conteúdos. Além disso, as observações feitas por eles também me deixou muito satisfeita, uma vez que, conseguiam interpretar e compreender as mensagens trazidas nas imagens. No entanto, as questões referentes a legenda, eu precisava dar uma ênfase, pois, tentavam interpretar qual a mensagem trazida na imagem mas não buscavam informações contidas nas fotos, como por exemplo, o século, o autor, nem tentavam pensar sobre o contexto histórico que aquela imagem representa, a não ser as imagens que mostravam formas de trabalho mais contemporâneas.
Acredito que quando o professor se utiliza de algum recurso para ser trabalhado em uma aula, ele deve estar preparado para o que vai ser usado e para as situações que possam surgir na hora da execução desta aula. No processo de ensino e aprendizagem, é necessário que o professor reflita sobre sua pratica, a fim de analisar seus passos didáticos e sua ação nas vivencias da sala de aula. Neste sentido, organizar a aula e planejar as etapas a  serem seguidas, se mostram como elementos importantes desse momento de reflexão do professor.

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